kpis financeiro

Como você pode medir o sucesso das estratégias que estão sendo realizadas sobre sua empresa? os KPIs financeiros podem te ajudar!

KPIs financeiros, visam basicamente medir o sucesso e o desempenho das estratégias e ações realizadas pela organização. Eles têm uma grande importância nas tomadas de decisão, pois, colocam em números os resultados dos processos que foram executados.

KPI, em inglês, Key-Performance-Indicador, e em tradução livre, “Indicador chave de performance”, vem sendo muito utilizado pelas empresas para avaliar os resultados das suas ações. Durante a etapa de planejamento, muitas metas são estabelecidas. Nada melhor do que ter indicadores que ajudem a nortear quais estratégias podem estar dando resultados positivos e quais devem ser ajustadas, certo?

Entre os KPI’s ou indicadores, existem vários exemplos que devem ser usados de acordo com a analise a ser realizada. Entre indicadores que podemos citar: ROI (Retorno sobre o Investimento), EBTIDA, Margem Liquida, Faturamento e Margem de Contribuição. Abaixo vamos falar sobre eles e como sua empresa deve se portar com cada um.

O que são cada um dos Kpi’s:

ROI (Retorno sobre o Investimento)

A sigla em inglês Return of Investiment que significa, em tradução livre, Retorno sobre o Investimento, é uma métrica muito utilizada para identificar qual valor retornou após investimentos da empresa em determinada situação. Ela tem impacto na decisão de manter ou não valores investidos em determinadas áreas ou ações.

EBTIDA

EBTIDA é uma sigla em inglês, Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, que foi adaptada no Brasil como LAJIDA, Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Esse indicador basicamente serve para acompanhar os resultados com suas atividades principais, sem contar com os descontos posteriormente aplicados.

Faturamento

O faturamento é um dos indicadores mais importantes de uma empresa. Ele consiste na soma de tudo que foi obtido através de vendas de produtos ou serviços pela empresa durante um determinado período de tempo.

Margem Liquida

A Margem Líquida é a porcentagem do lucro obtido pela organização sobre a receita total. É um indicador muito importante que destaca qual o lucro liquido obtido pela empresa.

Margem de Contribuição

A Margem de contribuição é um indicador que visa compreender se a receita da empresa é suficiente para pagar seus custos e despesas e ainda assim lucrar.

O que fazer se os indicadores estiverem fora das projeções?

Quando o gestor faz a análise de seus dados, e estes não estão correspondendo com as metas antes estabelecidas, é momento de reavaliar seus processos, e buscar alternativas que possam fazer com que a empresa alcance essas metas. Uma das grandes vantagens da analise de kpis financeiros é justamente ter em mãos os dados e todos seus processos, permitindo a empresa fazer ajustes, direcionando os rumos em direção ao projetado.

Business Intelligence e KPIs Financeiros

Atualmente, temos uma gama de softwares de coleta, agrupamento de dados e gerenciamento, conhecidos como Business Intelligence. Esse tipo de ferramenta possibilita que as organizações tenham um suporte maior na rotina administrativa, contribuindo para realização de tarefas que antes seriam muito mais complexas.

O uso do Business Intelligence tem se tornado algo frequente dentro de Multinacionais, mas também tem ganhado força em empresas de diversos portes. Essas ferramentas, além de agregar e organizar dados, disponibilizam indicadores que são muito úteis no momento da análise dos resultados.

Um exemplo de Business Intelligence, é o Movtech Stats. Dentro do Movtech Stats, você consegue construir gráficos com seus dados importados dentro de dashboard flexíveis. É uma forma moderna, prática e rápida de analisar seus dados, e fazer com que sua empresa esteja equilibrada dentro do mercado.

Você podes saber mais sobre o nosso BI clicando aqui.

Categories:

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.