Como você pode medir o sucesso das estratégias que estão sendo realizadas sobre sua empresa? Os KPIs financeiros podem te ajudar!
O que são KPIs financeiros?
Os KPIs financeiros são essenciais para medir o sucesso e o desempenho das estratégias e ações realizadas pela organização. Eles desempenham um papel crucial nas tomadas de decisão, pois transformam em números os resultados dos processos executados.
KPI, em inglês, Key-Performance-Indicador, e em tradução livre, “Indicador chave de performance”, vem sendo muito utilizado pelas empresas para avaliar os resultados das suas ações. Durante a etapa de planejamento, muitas metas são estabelecidas. Nada melhor do que ter indicadores que ajudem a nortear quais estratégias podem estar dando resultados positivos e quais devem ser ajustadas, certo?
Conheça o BI com melhor custo-benefício do mercado e tenha todos
os indicadores da sua empresa em mãos!
Entre os KPIs ou indicadores, é importante utilizar diferentes exemplos conforme a análise a ser realizada. Além disso, é fundamental considerar a especificidade de cada métrica em relação aos objetivos da empresa. Alguns dos indicadores que podemos citar incluem ROI (Retorno sobre o Investimento), EBTIDA, Margem Líquida, Faturamento e Margem de Contribuição. Abaixo, abordaremos cada um deles e como sua empresa deve se portar em relação a eles.
Quais os principais KPIs financeiros?
ROI (Retorno sobre o Investimento)
A sigla em inglês Return of Investiment que significa, em tradução livre, Retorno sobre o Investimento, é uma métrica muito utilizada para identificar qual valor retornou após investimentos da empresa em determinada situação. Ela tem impacto significativo na decisão de manter ou não valores investidos em determinadas áreas, ou ações. Portanto, é crucial analisar cuidadosamente os resultados dos KPIs antes de tomar qualquer decisão financeira importante.
EBTIDA
EBTIDA é uma sigla em inglês, Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, que foi adaptada no Brasil como LAJIDA, Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Esse indicador basicamente serve para acompanhar os resultados com suas atividades principais, sem contar com os descontos posteriormente aplicados.
Faturamento
O faturamento é um dos indicadores mais importantes de uma empresa. Ele consiste na soma de tudo que foi obtido através de vendas de produtos ou serviços pela empresa durante um determinado período de tempo.
Margem Liquida
A Margem Líquida é a porcentagem do lucro obtido pela organização sobre a receita total. É um indicador muito importante que destaca qual o lucro liquido obtido pela empresa.
Margem de Contribuição
A Margem de contribuição é um indicador que visa compreender se a receita da empresa é suficiente para pagar seus custos e despesas e ainda assim lucrar.
O que fazer se os indicadores estiverem fora das projeções?
Quando o gestor faz a análise de seus dados, e estes não estão correspondendo com as metas antes estabelecidas, é momento de reavaliar seus processos, e buscar alternativas que possam fazer com que a empresa alcance essas metas. Uma das grandes vantagens da análise de KPIs financeiros é justamente ter em mãos os dados e todos seus processos, permitindo a empresa fazer ajustes, direcionando os rumos em direção ao projetado.
Business Intelligence e KPIs Financeiros
Atualmente, temos uma gama de softwares de coleta, agrupamento de dados e gerenciamento, conhecidos como Business Intelligence. Esse tipo de ferramenta possibilita que as organizações tenham um suporte maior na rotina administrativa, contribuindo para realização de tarefas que antes seriam muito mais complexas.
O uso do Business Intelligence tem se tornado algo frequente dentro de Multinacionais, mas também tem ganhado força em empresas de diversos portes. Essas ferramentas, além de agregar e organizar dados, disponibilizam indicadores que são muito úteis no momento da análise dos resultados.
Um exemplo de Business Intelligence, é o Movtech Stats. Dentro do Movtech Stats, você consegue construir gráficos com seus dados importados em dashboard flexíveis. É uma forma moderna, prática e rápida de analisar seus dados, e fazer com que sua empresa esteja equilibrada no mercado.
Você pode saber mais sobre o nosso BI clicando aqui e agendando uma demonstração gratuita!
0 comentários