Com cada vez mais adesão, o ERP dá suporte no agrupamento de informações da sua empresa

O ERP se tornou uma ferramenta muito importante para a gestão de empresas. Com o avanço da captação de dados, a utilização de um dispositivo que facilite essa função se tornou indispensável.

E o ERP teve seu crescimento e fortalecimento gradativamente, principalmente com a ampliação dos computadores dentro das organizações. Para entender melhor como ele funciona, vamos falar sobre como ele surgiu e sua importância para ramo empresarial, e qual sua ligação com Business Intelligence.

O que é ERP?

Enterprise Resource Planning (ERP) é uma ferramenta que permite a gestão das informações que são levantadas pelo software, e a partir disso, é possível realizar análises de diversos setores da empresa. Com princípio de facilitar o gerenciamento, ele surge como uma alternativa para uma análise muito mais robusta, centralizada e eficiente.

Para chegar ao estágio atual, o ERP passou por algumas mudanças ao longo dos anos, trazendo melhorias e evoluções em suas funções. Um dos precursores dessa área foi Ford Whitman Harris, que criou o modelo EOQ (Economic Order Quantity) que tinha como foco controle de estoques e que ajudava empresas a gerirem melhor seu material. Posteriormente, essa ferramenta foi substituída pelo método MRP (Material Requirements Planning), com conceitos anteriores aplicados a um computador.

O MRP II foi uma evolução do seu antecessor e trouxe algumas novidades que seriam combustível para a criação do ERP. Enquanto o MRP estava relacionado a compra de materiais para indústrias, repondo apenas o estoque demandado, o MRP II ia além, permitindo antecipar exigências futuras com base no próprio histórico.

O MRP II recebeu inúmeras adições conforme as mudanças tecnológicas iam ocorrendo, o que contribuiu para que suas funções fossem potencializadas. Nesse processo, a ferramenta foi se tornando ainda mais necessária, ganhando corpo e transformando-se em algo muito mais completo. No início dos anos 90 se desenvolveu uma nova ideia: Planejamento de recursos empresariais. (ERP)

O ERP NOS NEGÓCIOS

Os dados se tornaram um ponto-chave no desenvolvimento de estratégias, é preciso que empresas tenham em suas mãos ferramentas que saibam lidar com essa questão, o que faz com que o uso de softwares como ERP’s sejam tão necessários. A centralização de dados a partir de diversos setores garante que o gestor consiga tomar uma decisão com melhor embasamento, além de maior assertividade.

Empresas que optam em utilizar ferramentas rudimentares não trazem os mesmos resultados, e ainda, acabam tornando sua empresa não competitiva com o mercado. Um ponto importante além de softwares como esse, é adoção de outra ferramenta chave e que ajuda na visualização dessas informações captadas, e são chamadas de Business Intelligence.

USO DA FERRAMENTA COM BUSINESS INTELLIGENCE

O ERP cumpre um excelente papel na organização e centralização de informações, o que facilita no momento da análise. Entretanto, torna-se necessário outra ferramenta que contribua com esses processos, o Business Intelligence. O BI, como é popularmente chamado, permite que o gestor faça uma análise muito mais objetiva, já que fornece, através de gráficos e tabelas, todos os seus dados importantes.

A integração de um BI e ERP possibilita uma abordagem muito mais inteligente na análise das informações. Essa integração automatiza processos que seriam trabalhosos se realizados em planilhas, por exemplo. Diante disso, o uso de um BI traz para o gestor uma facilidade ainda maior, já que garante a distribuição das informações de forma mais dinâmica e eficiente.

A escolha de uma ferramenta de ERP requer um estudo de necessidades, já que existem inúmeras opções no mercado e cada uma com suas particularidades. Empresas precisam estar atentas as mudanças do mercado para que seus processos não se tornem obsoletos.

Categories:

Tags:

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Movtech é uma empresa catarinense que desde 2006 desenvolve sistemas estratégicos para uma gestão empresarial mais prática e eficiente

Navegue por categoria:

Navegue por tags:

Conheça nosso canal do Youtube clicando aqui

Vídeos tutoriais e informativos toda semana! Inscreva-se!

Inscreva-se na nossa newsletter