Capa blog Relatórios Gerenciais

Relatórios gerenciais são essenciais no meio corporativo, sendo a chave para tomar decisões embasadas em dados que impulsionam o sucesso e a sustentabilidade do seu negócio. Nesse contexto, eles desempenham um papel fundamental, fornecendo informações estratégicas que orientam a tomada das melhores ações. Durante este artigo, além de explorarmos o conceito de relatório gerencial, destacaremos também os principais tipos, utilizados em muitas empresas. Tenha uma boa leitura! 

Relatórios Gerenciais: o que são? 

Os relatórios gerenciais são ferramentas que consolidam dados e informações relevantes sobre o desempenho operacional, financeiro e estratégico de uma empresa.  

Eles são elaborados para auxiliar os gestores na análise e na tomada de decisões, oferecendo uma visão detalhada da empresa. 


AGENDE SUA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA


Porém, aqui vai um adendo: primeiramente, ressaltamos ser necessário que o gerente (ou coordenadores, tomadores de decisão, etc.) esteja alinhado com a diretriz geral da empresa para que, dessa forma, ele possa ter uma visão global, tanto estratégica, quanto orçamentária e financeira. Além disso, é importante estar atento também à operação. Veja o exemplo abaixo: 

Se o gerente é responsável pela produção, ele utiliza um dashboard operacional, certo? Se os indicadores financeiros e orçamentários mostram que a empresa está financeiramente estável a curto, médio e longo prazo, mas existe um aumento nas horas extras, conforme indicado pelo indicador operacional, então ele pode decidir pela contratação de mais pessoal. 

Em resumo, os relatórios gerenciais são conjuntos de informações que cruzam indicadores estratégicos fundamentais com indicadores específicos de cada área.  

Saber interpretar o que é relevante e cruzar essas informações é o que mais importa para a gestão ser bem-sucedida. 

Infográfico com resumo dos relatórios gerenciais

5 principais tipos de relatórios gerenciais

1 – Balanço Patrimonial

Apresenta a situação financeira da empresa em um momento específico, mostrando seus ativos, passivos e patrimônio líquido. 

Relatório extremamente útil para avaliar a saúda financeira e a estrutura de capital do seu negócio. 

Modelo de balanço patrimonial com dados e informações sobre a empresa que são usados pela gestão como relatórios gerenciais.

2 – Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE)

Mostra o desempenho financeiro da empresa ao longo de um período, incluindo receitas, despesas, lucros e prejuízos. 

Este demonstrativo é um dos principais componentes das demonstrações financeiras empresariais, sendo obrigatória para todas as empresas brasileiras, com base na lei nº 11.638/07.   

Quer saber tudo sobre o demonstrativo? Acesse nosso artigo “Entenda o que é DRE e quais suas principais aplicações” e conheça sua estrutura ideal, suas aplicações e muito mais.  

Modelo de DRE gerencial com dados e informações sobre a empresa usados pela gestão como relatórios gerenciais.

Além disso, você pode baixar nossa planilha de DRE de forma gratuita, para ter um controle financeiro mais simplificado e descomplicado.  

3 – Fluxo de Caixa

Demonstra as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa em um período determinado, permitindo uma análise da sua capacidade de gerar e utilizar dinheiro. 

É extremamente importante para entender a gestão do capital de giro, planejamento financeiro e avaliação da capacidade da empresa em pagar suas contas em dia. 

4 – Relatório de Vendas

Apresenta dados sobre as vendas realizadas pela empresa, como volume, valor, clientes atendidos, entre outros aspectos relevantes para o setor comercial.  

Este relatório auxilia no entendimento do desempenho do setor de vendas e no desenvolvimento de estratégias para aumentar as receitas da empresa. 

Modelo de relatório de vendas com dados e informações sobre a empresa usados pela gestão como relatórios gerenciais.

5 – Relatório de Desempenho de Projetos

Focado em projetos específicos, esse relatório avalia o progresso, os custos, os prazos e os resultados alcançados, auxiliando na gestão de projetos. 

Modelo de relatório de projetos com dados e informações sobre a empresa usados pela gestão como relatórios gerenciais.

Mas, atenção! Para que os indicadores gerenciais funcionem como uma ferramenta estratégica, é essencial considerar o cenário operacional.  

Afinal, existem outros relatórios gerenciais mais abrangentes, que englobam diferentes aspectos do negócio, indo além do entendimento financeiro. 

Por isso, é importante observar o processo interno do seu negócio e determinar o que é importante para o seu dia a dia.  

Relatórios gerenciais com um sistema de planejamento orçamentário 

Um sistema de planejamento orçamentário permite a centralização de todos os dados financeiros relevantes em um único local, facilitando a consolidação e análise dessas informações para a elaboração de relatórios gerenciais mais completos. 


VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:

Sistema de Planejamento Orçamentário: quais as vantagens para sua empresa?

Análise orçamentária: 5 estratégias para uma análise eficaz

Dicas para elaborar um planejamento orçamentário eficiente

Entenda o que é DRE e quais suas principais aplicações


Nesse sentido, o Movtech Budget, sistema orçamentário da Movtech, se destaca como uma solução para potencializar a elaboração dos relatórios gerenciais. Veja abaixo algumas vantagens de utilizar a solução no seu dia a dia: 

1. Centralização de dados financeiros 

Ao consolidar dados financeiros de diversas fontes, como informações de custos, despesas, investimentos e financiamentos em um só lugar, o Movtech Budget proporciona uma visão abrangente e unificada das finanças da empresa. Nesse sentido, essa centralização caba facilitando a análise e elaboração de relatórios gerenciais completos e eficientes. 

2. Automação de processos 

Automatizando tarefas repetitivas e manuais, como a coleta e organização de dados, o Movtech Budget economiza tempo e recursos. Assim, permite que os gestores foquem na análise e interpretação dos resultados. 

3. Análise preditiva e simulações 

Utilizando modelos financeiros avançados, o Movtech Budget oferece recursos de análise preditiva e simulações, permitindo que os gestores avaliem diferentes cenários e antecipem tendências futuras ao desenvolver relatórios gerenciais. 

4. Tomada de decisão baseada em dados 

O Movtech Budget fornece dados em tempo real e auxilia os gestores a tomar decisões estratégicas com base em informações fundamentadas, impulsionando o crescimento e a rentabilidade da empresa. 

Um profissional de sucesso sabe que a gestão orçamentária é um dos pontos mais importantes para uma empresa ser bem-sucedida.  


É por este motivo que reiteramos: o Movtech Budget desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de relatórios gerenciais, fornecendo às empresas as ferramentas e recursos necessários para otimizar a gestão financeira, identificar oportunidades de crescimento e alcançar seus objetivos estratégicos. 

Banner com a frase 'conheça o sistema de planejamento orçamentário para o seu negócio', fazendo referência ao Movtech Budget, software de planejamento orçamentário.

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Movtech é uma empresa catarinense que desde 2006 desenvolve sistemas estratégicos para uma gestão empresarial mais prática e eficiente

Navegue por categoria:

Navegue por tags:

Conheça nosso canal do Youtube clicando aqui

Vídeos tutoriais e informativos toda semana! Inscreva-se!

Inscreva-se na nossa newsletter